quarta-feira, 28 de julho de 2010

Invejinha (ou invejona) boa!!!

Vocês sabem quantos pares de sapato vocês têm? Sofrem da "crise da centopéia"? E como eles estão organizados? Por cor, estilo, material, marca?
Sapatos são puro fetiche, nós sabemos! Mas há quem leve esse fetiche ao extremo de ter, por exemplo, três mil pares! 
Uma das maiores coleções particulares de sapatos e que deixa a nossa querida Carrie, de Sexy and the City literalmente no chinelo! Trata-se da coleção da ex-primeira dama filipina Imelda Marcos que comprou muitos deles com dinheiro público - triste, né?! Hoje, seus sapatos encontram-se expostos num museu na cidade de Marikina.
Mas nada que se compare ao museu belga SONS - Shoes or no Shoes? Um dos maiores museus de sapatos do mundo!!! 
Nele o fetiche por sapatos encontra-se elevado a nonagéeeeeeesima potência!
A 70 km da Antuérpia, em Kruishotem, numa instalação ultramoderna mais de 4 mil modelos (isso mesmo - quatro mil modelos) estão expostos como verdadeiras jóias.



A coleção está dividida em três partes:
Ethnographic Collection, reunida pelo ex-distribuidor de calçados William (Boy) Habraken,que inclui 2,7 mil pares de 155 países e é reconhecida pelo Guinness World Records como a maior coleção de sapatos tribal e étnicos.

CHINA / GUANGZHOU AREA

A coleção de modelos únicos feitos por renomados estilistas da atualidade, como Salvatore Ferragamo, Manolo Blahnik e Christian Louboutin.

DESIGNER SALVATORE FERRAGAMO - ITÁLIA

E por fim, o diferencial do museu - a Modern Collection organizada pela dupla Veerle Swenters e Pierre Bogaerts e que congrega mais de 1.200 pares desenvolvidos por artistas plásticos contemporâneos. 
A ideia é simples e inspirada em Duchamp: o fato de estarem em um museu os torna obras de arte ou continuam sendo calçados? O que vocês acham?

DESIGNER KOBI LEVI - ISRAEL

DESIGNER ZUSH - ESPANHA

E não é que encontramos sapatos do Brasil por lá? Olhem esse:

DESIGN ABSTRAX - NOVO HAMBURGO - BRASIL

Se não puderem ir até lá (sonho de consumo!!), é possível fazer um tour virtual pelo site do SONS. 
Vale a pena reservar um (bom) tempo e ficar horas olhando sapatos e mais sapatos.
No final vocês vão sentir uma vontade imensa e irresistível de passar aqui na Comparsaria e adquirir alguns pares para aumentar a coleção! Só pra despertar ainda mais essa vontade: continuamos em liquidação!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário