sexta-feira, 9 de julho de 2010

Para viver um grande amor!

" (..) Para viver um grande amor, mister é ser um homem de uma só mulher; pois ser de muitas, poxa! é de colher... — não tem nenhum valor.

Para viver um grande amor, primeiro é preciso sagrar-se cavalheiro e ser de sua dama por inteiro — seja lá como for. Há que fazer do corpo uma morada onde clausure-se a mulher amada e postar-se de fora com uma espada — para viver um grande amor. (..)"

Há 30 anos, morria o poeta e músico Vinícius de Moraes. O "poetinha" - como era conhecido, era boêmio, fumante inveterado e grande admirador de uísque e das mulheres. Que o digam suas nove mulheres oficiais: Tati de Moraes, Regina Pederneiras, Lila Esquerdo Boscoli, Nelita de Abreu, Lucia Proença, Cristina Gurjão, Gesse Gessy, Marta Rodriguez e Gilda de Queirós Mattoso. E os seus quatro grandes parceiros: Tom Jobim, Carlos Lyra, Baden Powell e Toquinho.





Vocês sabiam que clássicos como ‘Poemas, sonetos e baladas’, foram doados à Biblioteca Brasiliana da USP pelo colecionador José Mindlin? Por lei, o acervo só será de domínio público em 2040. Mas a boa notícia é que a família do poeta autorizou a divulgação dos livros pela internet agora, quando são celebrados 30 anos da morte de Vinicius. Além dos livros dele, a Biblioteca conta com muitas obras de diversos autores. Acessem, aproveitem, divulguem, porque como bem disse Castro Alves:


“Livros... livros à mão cheia...
E manda o povo pensar!
O livro caindo n'alma
É germe - que faz a palma,
É chuva - que faz o mar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário